sexta-feira, 31 de maio de 2013

Um pe de Que? OITI-DA-PRAIA, GUAILI, OITI-CAGÃO, OITI-MIRIM, OITIZEIRO

OITI

OITI-DA-PRAIA, GUAILI, OITI-CAGÃO, OITI-MIRIM, OITIZEIRO

NOME CIENTÍFICO
Licania tomentosa (Benth.) Fritsch
FAMÍLIA
Chrysobalanaceae
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de 8-15 m de altura, de copa frondosa.
TRONCO de 30-50 cm de diâmetro.
FOLHAS simples, ovais, alongadas, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, coberta por penugem em ambas as faces, mais evidentes quando jovens, de 7-14 cm de comprimento por 3-5 de largura.
FLORES pequenas e brancas, de pétalas curvas, agrupadas em cachos.
FRUTO aromático e saboroso, oval, de aproximadamente 5 cm de comprimento, de casca carnosa e amarela quando maduro, de polpa fina, amarela, fibrosa e pegajosa, e dotado de um grande caroço, onde se encontra a semente.
SEMENTE envolta por um tecido rigido.
FLORAÇÃO ocorre durante os meses de junho-agosto. Seus frutos amadurecem em janeiro-março.
USO/ÁRVORE fornece ótima sombra, sendo por isso preferida para plantios em praças, jardins, ruas e avenidas de cidades do norte do país e de regiões litorâneas.
USO/MADEIRA pesada, dura, resistente, uniforme e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, em obras externas, como estacas, postes e dormentes, na construção de embarcações e quilhas de navios, etc.
USO/OUTRAS UTILIDADES O fruto é muito procurado pela fauna em geral.
OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão. Semeá-los com polpa e tudo. Caso se queira armazenar as sementes, despolpar os frutos manualmente.
PRODUÇÃO DE MUDAS Sem nenhum tratamento, colocar os frutos recém-colhidos ou sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobri-los com uma camada de 1,5 cm de substrato e irrigar diariamente. A emergência ocorrem em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 90% com sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido.
REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.85. | “Oiti da praia – Características gerais” – ESALQ | KUROZAWA, Chukichi. “Oiti”. ABC do Globo Rural. | Martius, Carl Friedrich Philipp Von; Eichler, August Wilhelm; e Urban, Ignatz. Org. “Flora Brasiliensis”. Vol. XIV, Part II, Fasc. 42 Coluna 21 - 22 Publicado em 17-Abr-1867.

Nenhum comentário:

Postar um comentário